quarta-feira, 22 de julho de 2009

Sensibilidade e Bom Senso

Já andaram pelo campus univeritário e, viram aquele tipo(a) cheio(a) de estilo que, vive num apartamento novo da zona chique da cidade, anda num carro novinho e que, veste aquelas roupas muito giras que viste na montra a semana passada. Já viram? Eu já vi! E, digi-vos que a probalibidade do "Sr./Srª Estilo" ser bolseiro é bem maior do que, se esperaria.
Este é o exemplo de muitas injustiças que se cometem no sistemas de acção social de muitas universidades e, a de Aveiro não é excepção.
E, agora vocês dizem: "Ah isso não é um problema do sistema mas, sim da população portuguesa que, insiste em viver do "chico espertismo"!" Não me permito contrariar-vos mas, o problema é a falta de sensibilidade e bom senso que muitos têm!
Porque o pensamento é: "Eu tenho dinheiro para pagar mas, deixa-me roubar a quem não tem!".
Duas coisas importantes a reter!
1ª- "Chico Espertismo" para adquirir bolsa é ROUBO. É tirar dinheiro àqueles alunos que não têm possibilidades para pagar os estudos. É sacrificar muitos pais que, já fazem tudo por tudo para que não falte nada aos filhos enquanto estudam!
Por isso, não venham cá com histórias que, o "chico espertismo" está na moda porque, isso é mesma coisa que Roubar! E, roubar é crime!
2ª Chico Espertismo é a desculpa para tudo mas, não são as pessoas que são espertas! O sistema é falha em algum momento originando um aproveitamento por parte de alguns por isso, o sistema deve atentar a estes problemas, não permitindo que exista falhas deste género.

Cabe-nos um função muito simples: lutar contra a falta de bom senso! Todos temos a nossa quota parte de responsabilidade porque, devemos denunciar estas injustiças. Se conhecemos um caso, devemos apresentá-lo porque, é o dinheiro dos impostos dos nossos pais (porque certamente os pais do Sr. Esperto não pagam os impostos) que, sustentam estes "pançudos" enquanto nós passamos dificuldades e, assistimos aos sacrificios diários dos nossos pais para manterem a sua integridade de modo a garantirem um futuro melhor aos seus filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário